Quinta, 30 Dezembro 2021 18:14

CÂMARA DE VEREADORES DEVOLVE MAIS DE R$ 64.000,00 MIL AOS COFRES DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM

O Poder Legislativo de Guajará-Mirim fez nesta quinta-feira (30) a devolução de mais R$ 64.000,00 à Prefeitura, montante resultante da economia financeira da Casa de Leis. Estes recursos retornam ao cofre da administração municipal para investimentos livres a critério da prefeita Raissa da Silva Paes. Conforme destaca o vereador presidente João Vanderlei de Melo, é uma marca da atual legislatura o controle de gastos, com o total apoio dos vereadores e servidores, apesar de criticas e ataques sofridos a marca da gestão foi de austeridade do recurso do Poder Legislativo.

Por mensagem aprefeita parabenizaou os vereadores que fizeram um grande trabalho de gestão, que resultou nesta devolução. Essa ação mostra que a Câmara, além de cumprir o seu papel constitucional de discutir e votar projetos do Executivo, encaminhar demandas da população e cobrar a Prefeitura, também fez esse esforço importante que resulta em mais recursos para a cidade”, disse Raissa.

Pr. Joao como é conhecido enfatizou a união do Legislativo com o Executivo em prol da cidade, “apesar dos desafios enfrentados em 2021, fizemos a devolução desse importante valor, não é mérito meu como Presidente, mas de todos os vereadores”. Com esta devolução o executivo pode realizar as ações que são prioritárias, pois confiamos na administração da Prefeita Raissa Paes que destinará o recurso área que necessita de toda atenção do poder publico.

Vale ressaltar que assim que tomou posse o atual presidente, adotou algumas medidas de austeridade, sendo a redução de 30% dos valores de todos os cargos comissionados, redução dos subsídios dos vereadores em 50% e outros cortes como economia de diversas despesas desnecessárias.

“[A economia] é fruto do esforço de todos os vereadores e servidores dessa Casa, trabalhando com economicidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Joao Vanderlei.

Duodécimo

O duodécimo é um repasse mensal feito pelo executivo ao legislativo. O valor repassado é calculado de acordo com a previsão da receita de arrecadação líquida para cada exercício.

A transferência de recursos está prevista na Constituição Federal e os valores são calculados de acordo com a população de cada município.

A justificativa para o repasse é assegurar a autonomia administrativa e financeira do Legislativo, garantindo, assim, o princípio da separação dos poderes.